CRSM – Centro de Referência da Saúde da Mulher

Outubro Rosa

Neste mês de outubro, o Hospital Perola Byington ilumina a fachada do prédio na cor rosa para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama. É também uma homenagem às mulheres que passam por esse momento – o tratamento do câncer da mama. Um momento que exige delas resiliência, força, determinação e otimismo. Tudo isso, ao mesmo tempo em que devem ser alvo de cuidado e acolhimento.

De acordo com o Instituto do Câncer (INCA), o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do “Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.