CRSM – Centro de Referência da Saúde da Mulher

Ensino e Pesquisa

Sobre a Gerência de Ensino

A Gerência de Ensino do Hospital Perola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher, promove atividades destinadas à capacitação, atualização, aprimoramento e desenvolvimento dos profissionais dedicados às áreas da saúde. Além dos profissionais que atuam na instituição, para o Hospital Pérola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher convergem também residentes e estagiários de diversas instituições educacionais ligadas à saúde.

O Hospital recebe cerca de 300 estudantes por ano, contemplando 200 alunos da graduação da Faculdade das Américas, sendo 104 alunos do Internato e 96 dos demais anos. A Instituição recebe 100 alunos da USCS – Universidade Municipal São Caetano do Sul, que estão em regime de internato.

O Centro de Referência da saúde da Mulher recebe também alunos de outros cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia. Portanto, dada sua característica de ser um Centro de Referência em várias áreas, gera diversos tipos de ensinamentos e conhecimentos, os quais necessitam ser difundidos, compartilhados e alavancados.

Abrir espaços de ensino é a expressão não apenas do desejo de compartilhar, mas proporcionar uma troca de conhecimentos que beneficia estudantes, professores, profissionais, pacientes, voluntários e a própria sociedade.

O público-alvo constitui-se de: médicos, residentes, aperfeiçoandos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentre outros colaboradores da saúde.

Além de organizar agendamentos de aulas e reuniões das diversas Gerências, organiza e apoia eventos internos e ex​​​ternos, tais como simpósios, jornadas, aulas, reuniões, discussões clínicas e administrativas, monitoramento de pesquisas clínicas e científicas realizadas no hospital.

A Gerência de Ensino localizada na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – 2º andar, Bela Vista, São Paulo, SP e sua recepção funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os contatos podem se​r feitos pelos telefones (11) 3248-8081 ou (11) 3248-8082 ou pelo e-mail crsm-ge@saude.sp.gov.br.

11

Dr. Roberto Euzebio dos Santos
Diretor Técnico I da Gerência de Ensino
Coordenador geral das atividades da Gerência de Ensino

11

Estrutura

Equipe

  • Dr. Nelson Gonçalves
    Presidente da Comissão de Residência Médica
    Coordenador do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia
  • Cristina Aparecida Carnevali
    Diretor Técnico de Saúde I
  • Lucimary Dias Martins
    Assessor técnico de Saúde Pública I
  • Ana Cristina da Silva Oliveira
    Oficial de Administrativo
  • Gisele Mirna de Moraes Mota Gonçalves
    Oficial de Saúde
  • Marcos Cardim
    Oficial de Administrativo
  • Roseli dos Santos Guimarães
    Oficial de Administrativo

Espaços

Com uma área total construída de 11.440 m2 e 15 pavimentos, o hospital conta com espaço exclusivo destinado a Diretoria de Ensino e Pesquisa no 2º pavimento, com salas administrativas (secretaria, tesouraria, recepção), além de:

  • Salas de reunião equipada com recursos audiovisuais e multimídia;
  • Salas de aulas equipadas com recursos multimídia;
  • Anfiteatro com capacidade para 80 pessoas
  • Auditório com capacidade para 30 pessoas
  • Recursos que oferecem a realização de videoconferências.
  • Biblioteca

Cursos e Eventos

Residência Médica

São dois os programas de residência médica no CRSM – Hospital Pérola Byington:

  1. Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia
  2. Programa de Residência Médica em Mastologia

O Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – CRH/SES-SP, torna público que as inscrições serão realizadas de novembro a dezembro de 2021, para a Seleção Pública de Residência Médica em 2022. Saiba mais: https://www.resmedica.com.br/images/editais/2020/SUS-SP-2020-Resmedica.pdf

Aperfeiçoamento

Esta modalidade de ensino tem como objetivo capacitar o proponente para atuar de forma mais qualificada e diferenciada. Também espera promover o aperfeiçoamento do desempenho profissional com ênfase em práticas específicas, voltadas para a saúde da mulher, além da complementação da formação científica de profissionais nas diversas áreas médicas e não médicas.

Programas “lato sensu”

São destinados a médicos, bem como a outros profissionais da área da saúde e realizados sob a forma de curso de especialização. Os programas têm como objetivo desenvolver capacitação, habilidades e conhecimentos necessários para uma atuação focada na saúde da mulher, nas mais diversas áreas e de acordo com a especialidade de cada um. O contato com conteúdos teóricos, interações virtuais, simulações, atividades práticas e experiências em campo, o postulante tem chances de aumentar suas oportunidades, aumentar sua rede de relacionamentos e ter uma atuação diferenciada no mercado de trabalho.

  • Curso de Diretrizes da Saúde da Mulher – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Cirurgia Plástica – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Endoscopia Ginecológica – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Reprodução Humana – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Genitoscopia – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Mastologia – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Oncologia e Cirurgia genital – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Sexologia – Aguardar nova data
  • Aperfeiçoamento em Uroginecologia – Aguardar nova data

Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)

O Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Pérola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade, e para contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Atendendo às exigências da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) somente receberão projetos de pesquisa, que realizarem pesquisa com seres humanos, por intermédio da Plataforma Brasil.

Todos os projetos de pesquisa que envolvam humanos, direta ou indiretamente, por meio de intervenções terapêuticas, uso de banco de dados, uso de prontuários, uso de dados de serviço, entrevistas, banco de material humano ou biológico, entre outras, devem ser encaminhados ao Comitê de Ética em Pesquisa.

O Comitê de Ética em Pesquisa é composto por 15 Membros das diversas categorias profissionais oferecendo assim uma visão interdisciplinar na análise dos Estudos Propostos.

Para cadastrar-se, acesse o site da Plataforma Brasil:
plataformabrasil.saude.gov.br

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas que envolvem seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. A plataforma permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, ou seja, desde a submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário, possibilitando, inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando forem concluídas).

O Comitê de Ética em Pesquisa receberá projetos de pesquisa por intermédio da Plataforma Brasil e somente nessa condição. Todas as instruções, manuais de cadastros estão disponíveis na página da Conep.

Atenção!

Os projetos de pesquisa devem ser cadastrados na Plataforma Brasil até o dia 15 de cada mês. Aqueles projetos que forem submetidos após essa data, serão, automaticamente, avaliados na reunião do mês subsequente.

 

Contatos

O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Pérola Byington – Centro de Referência da saúde da Mulher (CRSM) está situado na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 683 – 2º andar, sala 209, São Paulo, SP, CEP 01317-000.

  • Telefone: (11) 3248-8087
  • E-mail: dircient@gmail.com.br
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Coordenação: Prof. Dr. Roberto Euzébio dos Santos

CLIQUE AQUI e veja o Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Referência da Saúde da Mulher.

CLIQUE AQUI e veja o Manual de Orientações: pendências frequentes em protocolos de pesquisa clínica.

Estamos na web

Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades sobre o Pérola.