CRSM – Centro de Referência da Saúde da Mulher
11

Endoscopia Ginecológica

11

Prof. Dr. Luciano Gibran
Chefe de Núcleo

11

Médicos

O Núcleo de Endoscopia Ginecológica e Endometriose do Hospital Pérola Byington presta atendimento às doenças ginecológicas passíveis de cirurgia histeroscópica e laparoscópica. Tanto a histeroscopia quanto a laparoscopia são técnicas cirúrgicas minimamente invasivas que permitem acesso à cavidade abdominal e à cavidade uterina por meio de equipamentos como óticas, fibra ótica, microcâmaras além de instrumentais de fino calibre que proporcionam menos dor no pós-operatório, menos tempo de internação, retorno mais rápido às atividades e cicatrizes menores e mais estéticas.

Dispomos de equipe atualizada, capacitada e de equipamentos de alta tecnologia, permitindo na histeroscopia realizar diagnóstico e tratamento em um único procedimento (“See and treat”) através do uso de mini-ressectoscópico e do sistema de Bettocchi, na maioria das vezes sem necessidade de anestesia, o que permite atender um maior número de pacientes e com redução do risco cirúrgico. Reservamos uso de anestesia e ressectoscópio convencional apenas para casos mais complexos ou lesões de maior volume.

Na laparoscopia, contamos com equipes multidisciplinares (ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, cirurgia torácica, fisioterapia pélvica, nutrição e psicologia), fundamentais para o tratamento adequado das pacientes com endometriose profunda. Quando indicado tratamento cirúrgico desta doença, visamos exérese completa dos focos, incluindo abordagem de trato urinário, ressecção intestinal, lesões de parede abdominal e diafragma.

Realizamos por laparoscopia todos os tipos de procedimento cirúrgico indicados para o tratamento de doenças ginecológicas benignas, quais sejam, miomectomias, histerectomias, cistos de ovário, doenças das tubas uterinas e endometriose profunda pélvica e extra-pélvica.

Além das atividades de assistência à saúde da mulher, o Núcleo de Endoscopia Ginecológica e Endometriose do Hospital Pérola Byington tem um papel fundamental para a sociedade com a responsabilidade de disseminação de conhecimento, oferecendo pós-graduação lato sensu de alta qualidade para médicos de todo o Brasil através de concurso realizado anualmente para a área de Endoscopia Ginecológica e de cursos; On-line (teórico) e Hands-On (prático) de Histeroscopia que já é tradicional em nosso país, com duas edições anuais e nota máxima de avaliação entre os profissionais participantes.

Contamos com ambulatórios diferentes em cada dia da semana no prédio dos Ambulatórios do Centro de referência da Saúde da Mulher, localizado na Rua Santo Antônio, 630. Nas consultas, avaliamos quais casos deverão ser submetidos à cirurgia e acompanhados conosco ou quando devem retomar seguimento na unidade básica de saúde.

As patologias ginecológicas abordadas pela equipe de Endoscopia são:

 Ambulatório de Histeroscopia

  • Sangramento Pós Menopausa / Espessamento endometrial
  • Sangramento Uterino Anormal
  • Pólipo Endometrial
  • Sinéquias Intrauterinas
  • Malformações uterinas
  • Istmocele
  • DIU Perdido

 Ambulatório de endometriose

  • Endometriose _ Tratamento Clínico
  • Endometriose _ Tratamento Cirúrgico
  • Endometriose Intestinal
  • Dor pélvica crônica

 Ambulatório de mioma

  • Leiomioma Uterino (Miomectomias e Histerectomias)

 Ambulatório de patologias anexiais

  • Cistos Anexiais de características benignas (ovarianos e tubários)
  • Salpingooforectomia bilateral profilática em pacientes oncológicas, quando indicada cirurgia em avaliação conjunta com equipe da oncologia e mastologia.

Estamos na web

Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades sobre o Pérola.